Resenha: "Dom Casmurro" - Machado de Assis

28 março 2017

  Olá, gatinhas e gatinhos! 
  Tive a honra de fazer a leitura do clássico da literatura brasileira, simplesmente apaixonante e instigante. 


Dom Casmurro - Machado de Assis









Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora Vozes (Livro cedido pela editora)
Código ISBN: 9788532651686
Formato: 11,0x18,0 cm
Acabamento: Brochura
Número páginas: 296
1ª edição
Ano de lançamento: 2016




Escrito em 1899, mas apenas publicado em 1900, pela Livraria Garnier do Rio de Janeiro, Dom Casmurro é um dos romances mais lidos e analisados da literatura brasileira. Seu autor, Machado de Assis, nesta época, já alcançara um grande prestígio e reconhecimento dos seus leitores e da crítica especializada.


     Narrado em primeira pessoa, o livro inicia com Bento Santiago contando como lhe foi atribuído o apelido de Dom Casmurro.


Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo.

   Já na casa dos 60 anos, vivendo solitário, resolve escrever este livro para unir a pontas da infância com a velhice.

  A mãe de Bentinho, Dona Glória, após perder o primeiro filho, fez uma promessa que se o segundo filho viesse com vida o faria padre. 

  Bentinho, vive em Matacavalos, com sua mãe, tio Cosme, a prima Justinao agregado José Dias.
  Capitolina (Capitu), sua vizinha e amiga de infância, vai se tornando algo a mais para ele.
  Os dois estão apaixonados, mas Bentinho precisa ir para o seminário para cumprir a promessa de sua mãe. Dona Glória, não quer se separar de seu único filho, mas não deseja quebrar a promessa.
  Bentinho, vai para o seminário e promete para Capitu que casaria com ela.
  No seminário, Bentinho, se torna muito amigo de Escobar, e descobre que este também não queria se tornar padre. 
 Enquanto isso, Capitu se torna mais próxima de Dona Glóriacuidando, e esta começa a ver Capitu com bons olhos.
  Escobar, tem uma ideia para que Bentinho possa deixar o seminário sem que a promessa seja descumprida. 
 Bentinho, deixa o seminário, se forma em direito, e se casa com Capitu. Escobar casa-se com Sancha, a amiga de Capitu. 
 Logo nasce a filha Escobar e Sancha, e eles a colocam o mesmo nome de Capitu. Bentinho, fica triste por ainda não ter um filho, mas após algum tempo, eles conseguem ter um filho e colocam o nome de Ezequiel, em homenagem a Escobar.
  Após ver a reação de Capitu frente à tragédia que acontece com Escobar, Bentinho começa a ter dúvidas sobre a fidelidade de Capitu, e este começa a ver tamanha semelhança entre Ezequiel e Escobar. Deste modo, ele começa a sentir traído pelas duas pessoas que mais amou, Capitu e Escobar. 
  Bentinho, chega a tentar tomar veneno, e esta parte nos surpreende com o modo que ele acredita que Ezequiel  não é seu filho.
  O casal decide separar-se, mas tentam encobrir a separação, por causa de polêmica que seria. Capitu e Ezequiel viajam para a Europa, e Bentinho passa tempo sem os ver, voltando sempre ao Brasil, e assim se tornando o Dom Casmurro. 


   O que achei do livro



  Dom Casmurro é um livro impossível de esquecer, pode passar anos que tenha lido, e ele sempre vai estar na nossa memória.
 A dúvida presente no livro e o tema tratado, nos aguça e meche com o nosso psicológico. Sem falar que o livro é complexo e a cada leitura podemos ter uma interpretação.
  Os capítulos do livro são bem curtos e possui no total de 148.
 E enredo é muito detalhado, o que pode tornar a leitura cansativa para alguns, mas a forma como é narrado nos coloca dentro da estória, criando um diálogo com o leitor.

 Esta é uma edição de bolso, mas nem por isto deixa a desejar. As folhas são amareladas, e as letras são de um tamanho muito bom. 
 Um detalhe que gostei muito na edição do livro foi as notas de rodapé, assim melhora muito o entendimento sobre o que está sendo falado, as referências de lugares e citações de obras. 
 Esta maravilhosa capa tem a combinação perfeita com o enredo do livro, mostrando o lado solitário e o mistério. 


Para adquirir esta edição:  http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdId=8532651682


© Copyright Gatinha dos Livros | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Designer e programação por: CRIATIVO DESIGNER.
imagem-logo